segunda-feira, 21 de julho de 2008

As conseqüências de uma escolha errada! - 27/07/08

Texto: Mateus 27:16,20-21,26

E tinham então um preso bem conhecido, chamado Barrabás.
Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus.
E, respondendo o presidente, disse-lhes: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás.
Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.

Título: As conseqüências de uma escolha errada!
- O texto retrata a história de um povo que fez uma escolha que trouxe sérias conseqüências para o povo judeu. Hoje também fazemos escolhas erradas e não pensamos nas conseqüências que virão. Dentre elas:

1. Leva-nos a pagar um alto preço!
- A escolha dos Judeus: trocar Jesus por Barrabás, foi trágica para eles mesmos! Quando nós trocamos Jesus por qualquer outra coisa ou pessoas, também pagaremos um alto preço. Vejamos quais:

1.1. Pagamos o preço da perda!
- Os Judeus deixaram de ser abençoados com a presença ilustre de Deus na pessoa do próprio Jesus. Fecharam as portas do céu para si, quando negaram a Jesus. Tudo por falta de sabedoria espiritual.
1.2. Pagamos o preço da separação!
- Os judeus segundo a história perderam suas terras, foram dispersos pelo mundo, milhares foram mortos na Alemanha por causa do preconceito de Hitler e seus interesses políticos. Quando nós pecamos contra Deus e escolhemos viver separado dele passamos por situações constrangedoras, desastrosas e corremos o risco de se destruídos. Com isso:

2. Levam outras pessoas a sofrerem!
- Toda a nossa escolha errada se prejudicasse apenas quem deveria pagar o pato seria bom, contudo nem sempre é assim, geralmente outras pessoas sofrem também, por exemplo: O drogado, o alcoólatra, o prostituto e etc. Você já conhece este filme? E quem está sofrendo juntamente com eles? Aqueles que crucificaram Jesus, não apenas pagaram o preço, mas fizeram outras pessoas sofrerem com eles, por exemplo: a família etc..

2.1. Sem que tenham culpa no cartório!
- Todos nós precisamos deixar o egoísmo e assumir as nossas próprias responsabilidades, não é justo que outros paguem pelos nossos erros, principalmente quando nós dizemos que amamos aqueles que estão próximo a nós e os fazemos sofrer só por capricho ou ignorância.

2.2. E a perderem sua identidade ou sua dignidade!
- Quando temos um problema dentro de casa que mexe com todos os nervos da família, eu percebo que nem todos conseguem manter o controle, chegando a perder toda a sua estrutura – a sua identidade. Alguns vícios surgem, novos comportamentos aparecem, mas o que mais me intriga é quando perdem a fé em Deus. Quando isto acontece não podemos mais esperar nada desta pessoa a não ser o seu fim. Isso:

3. Pode nos levar ao fundo do poço!
- É isso que o inimigo mais quer na nossa vida, estarmos no buraco, na sarjeta. Ele que destruir as nossas vidas através de idéias contrárias a vontade de Deus que muitas vezes nós priorizamos e acreditamos. Por isso, fica difícil um resgate, quando não há mais fé em Deus. Sem Deus:

3.1. Ninguém poderá nos resgatar!
- A nossa esperança quando estamos no fundo do posso é Jesus! Aquele que foi injustiçado, envergonhado e desprezado pelo mundo é o símbolo de libertação para todos aqueles que Nele crer. Quem pode descer ao fundo do posso conosco capaz de nos libertar a não ser Jesus? Lembre-se a sua vida só tem solução se clamares por Ele.

3.2. Nós não poderemos mais voltar!
- Por quê? Porque aquilo que jogamos fora pode não ser mais adquirido! Mas falo isso, humanamente, contudo espiritualmente, nós poderemos dar a volta por cima, quando se têm Jesus como Senhor e Salvador!

Conclusão:
Eu não sei quais escolhas você fez no passado, mas vejo que se elas foram erradas, você já está colhendo os frutos da sua decisão. Porém, você pode quebrar todas as maldições se reconheceres que Jesus pode perdoar os teus pecados! Só Ele transforma as maldições em bênçãos, quando encontra corações arrependidos. Além disso, porque Ele não se esquece das suas promessas para conosco. Por isso, Ele vai cumpri-la na vida de Israel quando vai resgatá-lo da dispersão e lhe dar um território próprio, o chamado Estado Judeu, aproximadamente em 1968. Não importa o tempo das suas lágrimas e da sua dor, quando Deus nos ama e cremos nas sua promessas para nós, poderemos reconstruir nossas vidas! Que o Senhor nos abençoe!
Pr. Carlos Henrique em 27/07/08

Nenhum comentário: