segunda-feira, 21 de julho de 2008

Jesus, um exemplo de Vida! - 20/07/2008

Texto: Isaias 53:2,3
2 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Título: Jesus, um exemplo de Vida!

Introdução: Temos observado em algumas pessoas um pessimismo muito grande no que diz respeito ao seu modo de vida, sua aparência e suas condições, com isso se tornar pessoas apáticas esperando que tudo se resolva como num passe de mágica. Mas esquecemos das palavras de Jesus: “no mundo tereis aflições mas tende bom ânimo eu venci o mundo!” (João 6:33). Assim aprendemos com Jesus conforme diz Isaias que Ele não tinha boa aparência, sofreu bastante, foi perseguido e foi alvo de todo tipo de maldição, mas foi um vencedor, conforme poder ver a seguir:

1. Ele superou os preconceitos das pessoas e de seus inimigos!
- Quem nunca sofreu qualquer tipo de preconceitos e não tem certos tipos de preconceitos na vida, por mais simples que seja. Muitos deles surgem por:

1.1. Construído pela ausência de uma boa aparência!
- Conforme diz o texto, Jesus não era um Brad Pitt da vida, um galã de novela, mas nem por isso deixou de acreditar em si e nos planos que Deus tinha para Ele. É isso que faz a diferença, a nossa fé.

1.2. Construído por uma sociedade preconceituosa!
- Isto nós observamos como eram escolhidas as pessoas para certos cargos de destaque, a exemplo de um presidente da república; eles deveriam ser de boa aparência, falar não sei quantos idiomas e veja o nosso presidente, nem bonito é e não fala outras línguas. Mas soube superar os preconceitos com a sua insistência em ser Presidente do nosso país, tudo porque como disse ele, no ato da sua primeira posse: “A esperança venceu o medo!” Você é capaz de vencer seus medos e seguir em frente por amor a você mesmo? Ame-se e viva! Seja veliz!

2. Ele suportou a ira dos corações invejosos!
- A inveja é um instrumento do diabo para destruir as nossas vidas e a vida dos outros. Este sentimento é tão impiedoso que não perdoa quem vem pela frente! Imagine você quem?

2.1. Jesus não vai se contaminar com este tipo de sentimento!
- Porque Ele sabia se isto acontecesse, pagaria um alto preço! Quantas pessoas se deixam levar por este sentimento e não sabe que estão sendo presas fáceis do inimigo e não conseguem se libertar!

2.2. Jesus também não vai se revoltar com toda opressão gerada pela inveja!
- Ele não pagou o mal com o mal, a filosofia de vida d’Ele era diferente das pregadas pelos religiosos da sua época. Ele pagou o mal com o bem, pois sabia que “o mal por se só se destrói” (Ester Dutra – minha sogra).

3. Ele se torna um vencedor!
- Lembre-se que é lutando que se alcança alguma coisa e se chega lá! A vida não é só flores como muitos esperam que seja, mas tem os seu espinhos. Todo campeão batalha muito e tem disciplina para conquistar seus ideais!

3.1. Jesus se tornou símbolo de libertação para ele e para os que olharam para ele!
- Há um texto bíblico que diz: “Olharam para Ele e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos, (Sl 34:5). Lembremos de outros ícones da sociedade moderna que foram exemplos de libertação: Martn Lutter King, Mandela, Gandi e outros que não deixaram se intimidar com a opressão e os preconceitos. A diferença de Jesus para estes homens históricos é que Jesus liberta o espírito da escravidão da trevas e não só da mente.

3.2. Jesus se tornou o caminho para salvação de toda a humanidade!
- Por isso, ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao
Pai a não ser por mim”, (João 14:6). O homem só continuar escravo nesta vida se ele quiser, mas já temos um redentor: Jesus, autor e consumador da nossa fé.

Conclusão: Irmãos, confiemos em Deus e acatemos os seus ensinos como uma proposta de libertação e salvação para nossas vidas, assim elas deixarão de ser apagadas e sem esperanças; porque o sangue de Jesus tem poder.

Nenhum comentário: