domingo, 24 de agosto de 2008

O Valor Sagrado do Casamento!

Texto: Hebreus 13:4
“Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.”
Exegese textual:
• Honrado, no grego (Honrado, estimado e respeitado).
• Leito: Relação sexual sem mácula; mácula no grego (Puro e sem mancha).
• Prostituição, no grego (imoral, impuro). A palavra indica pessoas que tem relações sexuais antes do casamento. Quem tais coisas praticam não herdarão o reino dos céus.(Ef. 5:3-6,11-12).
• Adúlteros, no grego (Esta palavra indica as pessoas que são infiéis aos votos matrimoniais.Quem tais coisas praticam não herdarão o reino dos céus). (Gl. 5:19-21).
• Julgar, no grego (Condenar, sentenciar e punir).

Título: O Valor Sagrado do Casamento!
“Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula;...” A expressão “todos” no texto sagrado, dar-nos a idéia de que solteiros, comprometidos e casados precisamos conhecer o verdadeiro valor do casamento na sua constituição divina, segundo GN 2:24: Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

1. Deve ser para quem namora! (2TM 2:22)
“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.”

1.1. Por isso, atentai o que diz o Senhor! (JR 22:21)
“Falei contigo na tua prosperidade, mas tu disseste: Não ouvirei. Este tem sido o teu caminho, desde a tua mocidade, pois nunca deste ouvidos à minha voz.”

1.2. Por isso, deixai as vossas maldades! (JR 32:30)
“Porque os filhos de Israel e os filhos de Judá não fizeram senão mal aos meus olhos, desde a sua mocidade; porque os filhos de Israel nada fizeram senão provocar-me à ira com as obras das suas mãos, diz o SENHOR.”

2. Deve ser para quem está noivo! (MT 1:18; LC 1:27; MT 1:19)
“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.”
“A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.”
“Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou eixa-la secretamente.”

2.1. Por isso, devem saber esperar!( EF 5:3)
“Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;”

2.2. Por isso, devem se preparar!( 1CO 7:9)
“Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.”

3. Deve ser para quem está casado! (Mt 19:6)
O casamento é para sempre: “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”

3.1. Portanto, Vigia e orai na relação(1CO 7:5)
“Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.”


3.2. Portanto, revesti-vos de amor! (CL 3:14)
“...que é o vínculo da perfeição.”; “...o amor cobrirá a multidão de pecados ou imperfeições” (1PE 4:8)
O amor é esta terra fértil que faz com que a vida que está em nosso interior desabroche diante dos olhos de todos.
O amor é uma grande arma, quando o exército inimigo dos sírios veio atacar Israel, a estratégia de Deus para Eliseu foi amá-los e alimentá-los, atitude que enfraqueceu e cegou os inimigos de Israel. O amor cegou e apaziguou os inimigos da nação: " Ofereceu-lhes o rei grande banquete, e comeram e beberam; despediu-os e foram para o seu senhor; e da parte da Síria não houve mais investidas na terra de Israel." 2 Reis 7:23. Em provérbios 16: 7 está escrito : "Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele". Em 1PE 3:1 diz: Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; 1PE 3:7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

Conclusão: Considerações finais:
• Proibi-se o casamento com idólatras: DT 7:4: Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria. JS 23:12: Porque, se de algum modo vos desviardes, e vos apegardes ao restante destas nações que ainda ficou entre vós, e com elas vos aparentardes, e vós a elas entrardes, e elas a vós, JS 23:13 Sabei certamente que o SENHOR vosso Deus não continuará a expulsar estas nações de diante de vós, mas elas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos; até que pereçais nesta boa terra que vos deu o Senhor, vosso Deus.

• Todo casamento tem que ser efetuado no Senhor: 1CO 7:39 A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.
• Dissolução do casamento, só em caso de:
• Adultério: MT 19:3 Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
MT 19:8 Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
MT 19:9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
• Morte: 1CO 7:39 A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.
• Um dos dois for incrédulo e abandonar o seu cônjuge: 1CO 7:15 Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz. Neste caso, o crente ou a crente está livre para casar novamente, contanto que seja no Senhor.


Pr. Carlos Henrique

Nenhum comentário: